Eloana Araujo Silva
O mundo digital transformou praticamente todas as áreas empresariais, e a advocacia não foi exceção. Trabalhar com análise de dados se tornou um diferencial competitivo significativo para escritórios de advocacia, pois a inteligência de negócios ainda é subestimada por muitos nesse setor.
As necessidades de gestão são inúmeras, abrangendo desde dados tradicionais relacionados a faturamento, despesas, pagamentos e custos operacionais até a gestão de informações dos clientes e seus processos. A integração dessas informações e a capacidade de gerar dados instantaneamente permitem aos gestores tomar decisões mais assertivas, rápidas e eficientes. Por isso, o uso de ferramentas de análise de dados na advocacia é uma tendência crescente no mercado.
Estratégia é a palavra-chave. No passado, acessar informações relevantes para decisões administrativas ou processuais era uma tarefa complexa. Com a adoção de processos gerenciais online, o acesso aos dados se tornou mais fácil, embora o volume de informações tenha aumentado significativamente.
A análise de dados se torna crucial nesse contexto. Não se trata apenas de reunir uma grande quantidade de informações, mas de organizá-las e gerar relatórios personalizados que realmente auxiliem na tomada de decisão. Isso traz diversas vantagens, com a mais evidente sendo a agilidade nos processos. A automatização permite que tarefas burocráticas sejam delegadas a softwares, economizando tempo e esforço.
À medida que as decisões se tornam mais embasadas, a ocorrência de erros técnicos diminui consideravelmente. Todos os processos passam por um checklist, ajudando os advogados a não esquecerem etapas básicas que podem ser negligenciadas.
A análise de tendências é outra vantagem significativa do uso de dados. Com base no histórico da empresa, é possível identificar sazonalidades e antecipar
Advogada. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, Especialista em Direito Civil pela Universidade Estadual de Maringá. E-mail: eloana.araujo@fmadvoc.com.br
contingências e provisionamentos, mantendo o escritório financeiramente saudável o ano todo.
Essas características facilitam a compreensão da situação atual do negócio, proporcionando mais dinamismo e eficiência ao funcionamento do escritório. Essa visão global também contribui para a fidelização de clientes, respondendo às suas demandas mais rapidamente e permitindo que os advogados se mostrem proativos, melhorando a reputação do escritório.
A capacidade de avaliar melhor as demandas por meio de painéis de controle customizados alinha todas as atividades da equipe, aumentando a produtividade e possibilitando que o escritório alcance resultados mais expressivos.
Com objetivos claros, as funcionalidades das ferramentas de análise e relatórios entram em ação tanto para processos internos quanto externos, abrangendo desde a organização financeira, contábil e processual do escritório até o relacionamento com os clientes.
A análise de dados permite aos gestores obter insights sobre o funcionamento do negócio e propor melhorias nos processos. Existem ferramentas personalizáveis no mercado que unem dados e constroem dashboards que facilitam a análise.
Nos escritórios de advocacia, os dados e análises são frequentemente geridos pela Controladoria Jurídica, que assessora os advogados e fornece aos gestores as informações e análises necessárias.
A personalização oferecida pela Controladoria também contribui para a redução de custos operacionais. Mais do que simples relatórios, os dados gerados funcionam como guias de oportunidades, mantendo o escritório à frente e permitindo que os advogados se concentrem nos aspectos técnicos processuais dos clientes.
REFERÊNCIAS
MALUF. Gabriela de Britto. Jurimetria: como a análise de dados está transformando o mundo jurídico?. Disponível em:
<https://uplexis.com.br/blog/artigos/jurimetria/>.
MASCARENHAS BARBOSA ADVOGADOS. Introdução à Análise de Dados na Advocacia de Massa – Como os dados podem impulsionar a eficiência e a qualidade dos serviços jurídicos de grande escala.