Bruno Piedro Zanetti
A reestruturação empresarial e suas estratégias possuem a finalidade de reorganizar a empresa, tanto os desafios internos, quanto externos. O tema reorganizar trata-se de reposicionar a empresa frente a alta competitividade do mercado, para que ela tenha poder de disputar uma fatia deste e manter sua finalidade social, como a manutenção dos empregos e giro econômico.
O mercado está cada vez mais exigente e agressivo, as empresas necessitam se adaptar as mudanças e tendências de seu público alvo, para manter-se na concorrência do mercado. Uma dessas atualizações seria na área tecnológica, pois conforme a tecnologia avança, deixa os consumidores cada vez mais exigentes, e por consequência disso, seus desejos e interesses mudam frequentemente.
Outro ponto em destaque para a reestruturação de uma empresa, seria sua análise financeira, analisando a estrutura de capital e captação de recursos que a empresa possui e o endividamento da operação. Para Hernandez Peres, um dos fatores que pressionam o fluxo de caixa de uma empresa seria os custos de capital, e precisam ser devidamente equacionados para que gerem resultados claros (Perez, julho de 2023).
Além dos fatores já mencionados, outros desafios são encontrados em empresas que se encontram em crise como: Baixa rentabilidade, estruturação organizacional obsoleta, gestão ineficiente, cultura organizacional problemática e problemas jurídicos e regulatórios.
Vale destacar que dentre os mais importantes fatores em questão, vale destacar que a cultura organizacional problemática, pois muitas vezes ela é o início de uma crise instaurada na organização, conforme aponta Vanessa Mascarenhas, os colaboradores não terem engajamento e com desconexão dos valores da empresa em sua prática cotidiana, somada com uma cultura tóxica e predatória empresarial, resultam no início de uma crise muitas vezes grave em uma corporação (Mascarenhas, abril de 2024).
Na questão operacional da organização, análises precisam acontecer sempre na perspectiva de redefinir e ajustar o plano tático e estratégico, identificando as áreas ou seguimentos de maior potencialidade, focando nesses setores resultam em geração de caixa. Uma vez a estratégia bem desenvolvida e clara para todos os envolvidos no processo, mudanças serão implantadas e assim dar-se-á início a fase de execução das estratégias desenvolvidas.
Mudanças geram desconfortos, podendo gerar conflitos indesejados, um momento muitas das vezes estressante e desafiador, contanto com muita resiliência e preparo emocional do profissional a frente do projeto.
No planejamento e estratégias jurídicas se destaca também o planejamento tributário da empresa e dos empresários, seja no sentido de levantar todo o passivo, como identificar seu fato gerador, e com isso tentar reduzi-los, buscando alternativas mais interessantes e menor custo. Em conjunto com a ação de identificar o passivo, podemos destacar o estudo para uma possível transação tributária, compensando os prejuízos fiscais da empresa, juntamente com o pagamento por precatórios e parcelas que se encaixam no atual cenário do seu fluxo de caixa.
O setor comercial destaca-se por sua importância significativa no sentido de captar recursos econômicos para empresa, por mais que ele faça parte de toda a engrenagem, é crucial para o desenvolvimento do negócio, estratégias bem elaboradas, planejamento de ações e custos estritamente calculados resultam em vendas sadias, com rentabilidade eficiente para o lucro da empresa.
Uma análise profunda dos planos de ações traçados pela equipe comercial buscando corrigir os gargalos operacionais são de extrema importância, pois dentro do processo de reestruturação da empresa, é crucial que haja espaço para flexibilidade, pois assim as dificuldades serão identificadas, e periodicamente essas dificuldades e etapas do processo de vendas poderão serem colocadas em xeque com objetivo de buscar melhorias.
Por fim, dependendo do cenário atual, tanto da empresa como a nível de mercado, todo o processo empresarial terá de ser reavaliado, o modelo de negócio como um todo, possibilitando a exploração de novos mercados, avaliando o aumento ou mudança do nicho de produtos produzidos pela atividade empresarial e a depender do caso, eu uma estratégia mais arriscada, uma transformação completa do modelo de negócio, sem perder a identidade da empresa.
Alguns fatores de extrema importância foram abordados com a finalidade de criar alguns parâmetros de análise e definições para manter empresas no mercado, e por consequência a manutenção e criação de empregos, fortalecer e movimentar a economia local e regional, arrecadando tributos e buscando inovações para os negócios.